Faminto.com

Blog

Peixes e frutos do mar - como escolher de forma correta

Peixes e frutos do mar - como escolher de forma correta

Foto Náthaly Baraldi  Náthaly Baraldi 14/02/2019
Peixes e frutos do mar - como escolher de forma correta

Você que tem um restaurante ou lanchonete que ofereça no cardápio um prato que utilize na preparação peixes ou algum tipo de fruto do mar, sabe como é difícil escolher um produto bom e garantir a tão apreciada qualidade no produto final entregue ao consumidor. Confira nesse post dicas de como fazer sua compra ser a melhor possível!

A dica de ouro é: seja amigo do peixeiro. É ele que vai te indicar qual o produto mais fresco e qual a melhor opção do dia. Na hora de escolher o peixe a melhor dica é:

Olhe nos olhos do peixe

Para indicar a quanto tempo o peixe foi pescado e se ele está em boas condições, os olhos são a chave para obter essa resposta. Eles devem estar vivos e brilhantes, totalmente dentro do globo ocular. As guelras devem estar avermelhadas e viçosas, assim como as escamas que devem estar brilhantes e translúcidas, com a pele úmida. Fuja de peixes com um odor muito forte e com líquidos escapando pelo corpo.

Uma forma de manter os peixes frescos por mais tempo é mantendo-os no gelo ou congelados, e os critérios de avaliação nesse caso são os mesmos de um pescado fresco.

Com os mexilhões, mariscos e ostras eles devem estar dentro de suas respectivas conchas, que deve estar brilhante, e no interior tem que haver água incolor e límpida. Na hora da preparação deve-se ficar atento às conchas que não abrirem após a fervura; essas devem ser descartadas.

Camarões podem ser comprados frescos ou congelados: os frescos devem ser com cabeça e cauda, de cor clara. Os congelados devem estar limpos e com a mesma tonalidade de cor dos frescos, e com a embalagem devidamente lacrada, lembrando que seu consumo deve ser o mais breve possível.

Foto Náthaly Baraldi

Náthaly Baraldi

Jornalista

Facebook

O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.