Faminto (escolher cidade)

Blog

O que fazer no aniversário dos clientes

O que fazer no aniversário dos clientes


O que fazer no aniversário dos clientes

Na luta pela sobrevivência, em busca de diferenciais competitivos, os restaurantes tentam oferecr mais benefícios aos seus clientes. Tratarei brevemente de um tema muito importante na vida das pessoas “o aniversário”. Quem não gosta de ser presenteado neste dia? Além do mais se for comemorado em um ambiente acolhedor e agradável a seu estilo de vida, onde se sinta bem na companhia de familiares e amigos, como em um restaurante, lanchonete, pizzaria ou outros.

Muitos comemoram seus aniversários em restaurantes, isso é um fato. E, por ser uma data especial, não vão em qualquer restaurante, vão naquele que mais se identificam. Seja este restaurante e surpreenda seus clientes. Todos sairão felizes. O cliente se sentirá acolhido e você poderá utilizar esta oportunidade para mostrar que tem uma ótima comida.

Convide o aniversariante e ofereça algo em troca

Primeiro você deve ter uma base de dados de clientes com as datas de aniversários. Faça com que o sistema te avise que hoje é aniversário de algum cliente ou se não tiver sistema o faça manualmente. Isso não precisa ser um hábito diário, pode ser semanal. Ao encontrar algum aniversariante, convide-o para ir comer em seu restaurante e ofereça algo em troca. O convite por de ser por e-mail, WhatsApp, Facebook ou até mesmo por telefone. O que importa é a informação chegar até o cliente. Para que o cliente possa desfrutar de algum benefício, exija que leve um documento que comprove a data de nascimento.

O que oferecer para quem faz aniversário?

Sobremesa aniversário

Os portes e estilos de estabelecimentos que celebram esta comemoração são muito variados, bem como os tipos de cortesias e benefícios. Normalmente são ofertados aos aniversariantes produtos como sobremesas especiais, bolos, tortas, churros, cupcakes, sorvetes, hambúrgueres, sanduíches, bebidas a exemplo de vinhos, cervejas, chopes, espumantes, refrigerantes e até mesmo doses de whisky, vodka e outros destilados. Na maioria dos casos os mimos vêm acompanhados com a vela para o aniversariante seguido do tradicional canto de parabéns. Faça mais do que isso, quando o cliente reservar antecipadamente, decore sua mesa, coloque bexigas, copos coloridos, escreva o nome do aniversariante na parede. Faça os funcionários cantarem parabéns quando a pessoa chegar e solte uma música animada.

Decorar mesa cliente Use a criatividade para fidelizar e manter a assiduidade de seus clientes, bem como conquistá-los na primeira visita. No sentido de incrementar a oferta de produtos diferenciados, cito outras maneiras de agradar o cliente: o restaurante envia convite na casa do cliente convidando-o para comemorar o aniversário ofertando benefícios; em locais que oferecem buffet livre o aniversariante não paga pela refeição; em pizzarias o aniversariante que estiver acompanhado de 20 pessoas não paga o rodízio; levar mais de 10 pessoas o aniversariante ganha um bolo e um drink para comemorar com os convidados; o próprio restaurante escolhe na hora o que ofertar ao cliente; em casas de show ou botecos com música ao vivo, o aniversariante não paga a entrada; o aniversariante é presenteado com souvenirs da grife do próprio restaurante, como canecas, vinhos ou outros objetos.

Esta prática adotada por diversos tipos de restaurantes, recebe constantes elogios de seus clientes, é uma iniciativa que humaniza o atendimento e valoriza momentos especiais e inesquecíveis na vida das pessoas, principalmente dos aniversariantes.

Compartilhe nas redes sociais

Se aproveite da situação, tire fotos e publique nas redes sociais. Pegue o nome das pessoas e marque-as nas fotos. Mostre ao mundo que você dá valor ao seu cliente. Com o tempo mais pessoas comemorarão seus aniversários no seu estabelecimento e isto pode gerar uma receita extra.

O ato de servir bem com a implantação de novas estratégias é um diferencial que agrega valor, e a busca destas soluções deve ser constante, neste texto citei situações de clientes aniversariantes que de inúmeras formas são encantados e valorizados como seres humanos através de pequenos atos. Este é um exemplo para que proprietários de restaurantes possam refletir e implantar ações diferenciadas que podem trazer grandes resultados para seu negócio.

Sobre o autor

Deoclides Araújo

Sou Diretor Comercial do Famintoo. Possuo especialização nas áreas de Gestão de Qualidade, Produtividade, Recursos Humanos e outras. Gosto de manter contato com as pessoas, seja pessoalmente ou pela internet.

Foto Deoclides Araújo


O que achou? Deixe seu comentário...

Tem um restaurante?

Restaurantes

Conquiste espaço na internet; Tenha um cardápio online; Melhore o processo de vendas; Receba pedidos pela internet;

Ver planos »

Está com fome?

Usuários

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.

Ver restaurantes »

Seja encontrado

Encontrabilidade

Agrege valor com um website. Conquiste clientes com um cardápio online. Apareça no Google.

Quero um site »