Famintoo

Blog

O que comer no calor?

O que comer no calor?

Por Eric Araújo em 13/10/2014
O que comer no calor?

No calor, devemos comer alimentos leves, beber bastante água e evitar alimentos gordurosos. Você sabe porque sentimos menos fome no calor? Porque gastamos menos energia. O oposto ocorre no frio, pois no frio é necessário gastar mais energia para elevar a temperatura do corpo. Veja então alguns alimentos que vão te fazer bem neste calor:

Água

Bebendo água

A água é o melhor hidratante. Não espere sentir sede para beber. Quando está calor a temperatura do corpo sobe e a transpiração é inevitável. A transpiração é uma resposta natural do organismo para regular a temperatura do corpo. Com isso é necessário beber mais água do que de costume para repor o que foi perdido. Um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia no verão através da transpiração.

Idoso bebendo água

Lembre-se de que a bebida alcóolica não hidrata e o refrigerante, bem como sucos industrializados não são indicados para consumo. Crianças e idosos merecem cuidado dobrado. Se você tem filho pequeno, dê água a ele regularmente. As crianças tem o mecanismo de sede pouco desenvolvido, ou seja, elas brincam o dia todo e esquecem de beber água.

Alimentos leves

Alimentos leves

São alimentos de fácil digestão, necessários para repor a energia gasta. São eles: arroz, pão integral, legumes cozidos, carnes magras, atum, saladas, frutas, peito de peru, queijo branco, sucos, sopas e cereais integrais. Prefira ainda alimentos que contenham bastante água, como: sopa gelada, melancia, chá gelado, laranja, entre outros. Fique longe de alimentos pesados, por exemplo: feijoada, maionese, chocolate e frituras.

É muito comum bater aquela sensação de estômago pesado e preguiça no calor. Para amenizar este problema, ingira alimentos que contenham ômega-3, como por exemplo peixe e castanha. Estes aumentam os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina, que são substâncias responsáveis pela sensação de bem estar.

Sorvetes e Milk Shakes

Sorvete

Ótimo, mas cuidado! Eles são muito calóricos e fazem mal a saúde se consumidos exageradamente, pois são ricos em gorduras saturadas e trans. Se consumidos moderadamente fazem bem, pois possuem proteína, açúcar, gordura vegetal ou animal, cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K e outros minerais.

Olha que legal. O sorvete surgiu na China há mais de 3 mil anos. Os chineses misturavam neve com frutas e mel. A partir de 1292 o sorvete se tornou um grande sucesso e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil por volta de 1834. Se você adora sorvetes, então veja 10 receitas de sorvete para derrotar esse calor.

OBS: sorvetes não causam gripe, resfriado ou dor na garganta. Isso é mito. Podem até amenizar a dor se você estiver com a garganta inflamada (amidalite). O que causa gripe é o vírus e não alimentos gelados.

Atenção!

Os alimentos estragam mais rapidamente no calor, pois as bactérias se proliferam mais rapidamente. Nunca exponha qualquer tipo de alimento ao sol.

E para quem não acredita que sorvetes não causam gripe, visite os links: Veja, Minha vida, Chiquinho, M de Mulher, Mitos sobre Saúde e Gazeta Virtual





Fontes:
- Alimentação correta no calor é saúde e bem estar
- Alimentos em dias de calor
- Calor exige alimentos leves para facilitar circulação do sangue
- Escolha saladas leves e desintoxicantes nos dias de calor
- Como se alimentar no calor intenso
- Cuide da alimentação no verão
- Ai que calor
- Afinal sorvete faz bem ou mal para a saúde

Sobre o autor

Eric Araújo

Sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, especialista em Gerência de Projetos e Inteligência de Negócios. Já fiz centenas de cursos voltados para a área de administração e marketing. Gosto de escrever quando estou com tempo livre, é meio que um hobby.

Ver Facebook

Deixe um comentário