Famintoo

Blog

Saiba o que comer no Enem ou vestibular

Saiba o que comer no Enem ou vestibular

Por Marcos Felipe em 01/11/2017
Saiba o que comer no Enem ou vestibular

Este conteúdo alerta sobre a importância de uma alimentação adequada aos candidatos que participarão das provas do Enem e vestibulares neste fim de ano e início de 2018.

Para suportar a maratona das provas os estudantes devem se sentir intelectualmente e fisicamente preparados. O que comer? O organismo necessita de nutrientes importantes, como proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, podendo ser acrescentado vitaminas e minerais.

Os participantes devem optar por pães e cereais integrais, com digestão mais demorada, mantendo o corpo ativo por mais tempo. Ótimas opções também são as barras proteicas e um mix de castanhas e frutas secas como damasco, coco e cranberry, diferentes das tradicionais barras de cereais, que podem conter bastante açucar. Outra possibilidade é o chocolate com 70% de cacau.

Doce não pode comer Evitar alimentos que não costumam consumir, pois podem causar alergias, é importante não correr este risco. Alimentos crus ou mal higienizados, como por exemplo uma fruta, causar indigestão, comprometer o rendimento do candidato, ou até mesmo tirá-lo do concurso. Conforme nutricionistas, devido ao alto stress, a mudança de dieta pode comprometer a imunidade do organismo.

Alimentos muito doces como, sucos, refrigerantes, balas e frutas de alto índice glicêmico (IG), como banana, uva, manga, melancia, abacaxi e sucos de laranja e uva, devem ser evitados, o alto grau de açúcar pode causar hipoglicemia reativa. “Após alguns minutos, o consumo destes alimentos pode causar muito sono e baixa concentração.” Neste caso são indicadas frutas de baixo ou médio IG, como goiaba, ameixa, pêssego, morango, pera ou maça.

Alimentos muito salgados causam a necessidade de grande consumo de líquidos, aumentando a produção de urina, gerando algumas idas ao banheiro durante a prova.

Sanduiche não pode comer Evitar alimentos perecíveis como sanduíches com queijo, manteiga, etc. É indicada uma alimentação leve antes da prova, com alimentos que façam parte de sua dieta habitual, é recomendável comer moderadamente, para evitar sonolência. Não se recomenda fazer jejum.

Não se esqueça de se hidratar, nos dias de prova o consumo de água deve ser normal, o candidato não deve aumentar e nem reduzir, no sentido de não interferir em seu rendimento com idas ao banheiro. Os mais indicados são água mineral, água de coco e isotônicos.

Nos intervalos das noites que antecedem as provas é hora de recarregar as baterias, deve-se evitar gorduras. Sugere-se a combinação de carboidratos, proteínas e vitaminas de forma moderada, com carne magra, saladas e massas.

Os candidatos não devem ingerir bebidas alcoólicas de maneira alguma! O álcool provoca a desidratação, inchaço e retenção de líquidos. Desejamos a todos boa sorte!!!



Fontes:
Veja.abril.
Globo.com.

Sobre o autor

Marcos Felipe

Estudo Matemática na UTFPR. Gosto de criar conteúdo pois me sinto útil quando vejo que isso ajuda outras pessoas.

Ver Facebook

Deixe um comentário