Famintoo

Blog

Truques para divulgar seu restaurante na internet

Truques para divulgar seu restaurante na internet

Por Danilo de Souza em 24/08/2017
Truques para divulgar seu restaurante na internet

Aqui vai alguns truques para você que vende alguma coisa de comer, tem um restaurante, lanchonete, pizzaria, entre outros. Use a internet a seu favor! Saiba como aparecer bem no Google, nas redes sociais e no Famintoo.com.

A internet é o meio de divulgação mais comum para todo tipo de negócio. Dá oportunidade igual a todos. Para se destacar, basta se esforçar um pouquinho e saber se posicionar. Você pode adquirir um website, cadastrar-se nas redes sociais, pedir para seus clientes compartilharem fotos, participar de eventos, convidar famosos a conhecer seu restaurante, entre outros meios. No final das contas, tudo irá parar na internet.

SEO do Google

SEO Google restaurantes

Se você tem um site, então leia este parágrafo várias vezes: SEO que significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Ou seja, são boas práticas para quem quer aparecer bem no Google. Se você tem um site, é sua obrigação estudar isso, porque o Google é o site de buscas mais utilizado no mundo, com 100 bilhões de buscas mensais só no Brasil. E o mais legal é que apenas 10% das pessoas clicam na segunda página e a parte orgânica (não paga) representa 1/3 dos cliques. Isso significa que se seu site não estiver nas primeiras posições dificilmente saberão que você existe. Veja abaixo 5 boas práticas:

1. Definir o público-alvo. Isso ajudará muito na hora de aparecer no Google, pois você tem que falar a linguagem que seu cliente fala. Você nunca atenderá bem todo mundo, então se seu público-alvo for jovem, seu site tem que agradar aos jovens, ponto.

2. Atualizar site com frequência.. O Google sabe se o site fica lá paradão ou se você dá atenção a ele. Conte novidades, fale mais sobre seus produtos e serviços, crie eventos, mantenha seus clientes informados e interessados. Uma coisa que ajuda muito é ter um blog. Use o Google Trends para ter ideias de matérias interessantes.

3. Usar palavras-chaves. Estas são usadas para dar relevância ao seu conteúdo. Pesquise as que possuem alto volume de busca e estejam relacionadas com seus produtos e serviços. Use o Google Keyword Planner para encontrar as palavras-chaves.

4. Ter URL amigável. Mantenha amigável o link de acesso ao conteúdo do seu site. Exemplo, se o seu restaurante chama 'Mama Mia' e vende 'Pizza de calabresa'. Então o link de acesso a este produto deve ser algo parecido com isso "mamamia.com.br/cardapio/pizza/calabresa" e não "mamamia.com.br?service=menu&type=pizzas&prod=calabresa".

5. Ser responsivo. Não adianta o seu site ser lindo no computador se não funcionar em um smartphone e vice-versa. Maximize o seu alcance testando seu site em diferentes dispositivos com diferentes configurações.

Google Adwords

Se você já estudou todos as boas práticas de SEO (além dos citados acima) e ainda não conseguiu aparecer na frente do Google, então pague! O próprio Google oferece este serviço. O Google Adwords permite a você pagar para seu restaurante aparecer nos resultados da busca.

Para divulgar seu restaurante no Google, crie uma conta no Google Adwords e clique em “Começar agora”. Crie um grupo de anúncios e na aba "Campanha" e crie sua primeira campanha (anúncio). Dá para brincar bastante, escolher estilo visual do anúncio, palavras-chaves, agrupar, segmentar, criar restrições, etc.

Seus anúncios aparecerão em sites ou páginas que possuam alguma relação com as suas palavras-chaves e para prováveis pessoas interessadas pelos seus produtos ou serviços. O preço pago é por clique no seu anúncio. Pode custar 2 centavos a 2 reais em média, dependerá de quantos restaurantes estão pagando para aparecer nas mesmas palavras-chaves que você escolheu. Para saber mais veja como funciona.

Redes Sociais

Redes sociais restaurante

As redes sociais são ferramentas poderosas para divulgar seu restaurante, avaliar a opinião do seu público a respeito do seu produto ou serviço e atrair novos clientes.

Facebook

Aproveite que estão todos por lá e divulgue seu negócio. Cada pessoa possui um perfil próprio. O ideal para o restaurante é criar uma página e não um perfil. Na página você pode criar conteúdo de relevância sobre seu restaurante tal como fotos, frases, desafios, promoções e muito mais. Estude seu público-alvo e publique o que ele gosta. No início você receberá poucas curtidas mesmo, normal. Convide amigos a curtir a página e insista criando conteúdo que a página começará a ganhar movimento.

Se seu restaurante já tem uma página no Facebook, você se esforça para conseguir curtidas e não consegue, então pague! O Facebook oferece a você várias formas de impulsionamento. Você pode pagar para ganhar curtidas na página e visualizações nas publicações. Ambas você pode definir um público-alvo com idade, posição geográfica, sexo e interesse.

Promover página. Para aumentar o número de curtidas na sua página. Páginas promovidas tem seus anúncios otimizados para alcançar pessoas que fazem parte do seu público e que possuem maior probabilidade de curtir a página.

Impulsionar publicação. Para aumentar a visualização das suas publicações. Existe um botão "Impulsionar" logo abaixo da publicação. Você pode escolher um botão call-to-action (chamada para ação) incentivando a pessoa a cadastrar-se, acessar seu site, entrar em contato, entre outros. Suas publicações aparecerão tanto em dispositivos móveis, quanto em desktops e você escolhe se aparecerão no Instagram. O orçamento mínimo de US$ 1,00 por dia e você que define o tempo de veiculação

Instagram

O Brasil é o segundo país com maior número de pessoas no Instagram. O foco desta é fotos e vídeos. Se você ainda não tiver uma conta, pode entrar com o Facebook mesmo. Há opção para ter conta pessoal e conta do restaurante no mesmo aplicativo.

Utilize fotos com bastante apelo visual e evite postar somente seus produtos procurando sempre alternar colocando conteúdos que sejam relevantes para seus clientes. Ninguém está ali para ler, então use pouco texto e seja criativo. Vídeos são uma ótima maneira de engajar seu público e apresentar produtos. Faça-os curtos de um minuto ou menos.

Twitter

Com foco no texto, tal como notícias, curiosidades, frases, etc. Possui um limite de 140 caracteres o que está bem longe de torná-lo uma rede restrita. O Twitter é mais popular entre pessoas de renda alta e apesar de ser mais restrito seus usuários são bem mais interativos e produzem muito mais conteúdo. Interagir com os usuários é mais fácil. Como nas outras redes, somente aqueles que tem interesse em seu conteúdo irão seguir.

Outras opções sociais

Citamos as redes sociais mais comumente usadas por restaurantes, mas fora estas, há várias outras formas de divulgar, exemplo: Google Plus, LinkedIn, Pinterest, Vímeo, Youtube, WhatsApp, Tumbrl, Skype, Snapchat, Telegram, etc. Vale a pena pesquisar e analisar quais as melhores para o perfil do seu negócio.

Serviços do Famintoo.com

Serviços Restaurantes Faminto

A área alimentícea é a nossa área. Nosso foco são os restaurantes, divulgamos milhares, em centenas de cidades, para milhões de visitantes. Não tem lugar melhor para colocar seu restaurante na internet! Veja os serviços que prestamos a vocês. Os valores estão na página do dono do restaurante.

Cadastrar restaurante. É grátis cadastrar seu restaurante no Famintoo. Fazemos isso pois somos um guia e queremos ter todos os restaurantes conosco, sem distinções. Então, a primeira coisa que você deve fazer é cadastrar seu restaurante, salvar seus produtos e preencher as informações.

Delivery. Seus clientes podem fazer pedidos no seu restaurante diretamente pelo nosso site. Você o recebe os pedidos prontinhos para serem feitos já com informações do cliente e do pedido.

Posicionamento O Famintoo lista os restaurantes de acordo com sua relevância (acessos, opiniões, informações preenchidas, etc). Com este serviço, seu restaurante aparecerá na frente dos seus concorrentes.

Banner e Promoção. Os banners ficam no topo da página para atrair a atenção dos visitantes. Ao clicar, é direcionado ao cardápio do seu restaurante. A promoção é para divulgar seu produto chave dentro do cardápio dos concorrentes.

Saber mais sobre os serviços do Famintoo



O que achou? Faltou algo importante? Comente aí em baixo...

Sobre o autor

Danilo de Souza

Estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR mas gosto de trabalhar com marketing digital. Leio muito e estou constantemente expandindo meus conhecimentos.

Deixe um comentário