Famintoo

Blog

Saiba como contratar os melhores funcionários para seu restaurante

Saiba como contratar os melhores funcionários para seu restaurante

Por Deoclides Araújo em 14/11/2017
Saiba como contratar os melhores funcionários para seu restaurante

O sucesso de qualquer empresa do mercado, seja na área de venda de produtos ou prestação de serviços, depende de uma fator essencial, “o ser humano”. Somente as pessoas são capazes de impulsionar o seu negócio, tornando-se a base de tudo. Esta postagem ajudará você a definir processos eficientes e mais confiáveis de como contratar funcionários mais qualificados para o seu negócio.

No caso de um restaurante, principalmente os funcionários ligados ao atendimento devem estar preparados e educados para cativar os clientes, esboçar o tradicional sorriso no rosto, comunicar-se e relacionar-se com delicadeza e prestatividade.

Perfil e rotatividade

Perfil funcionário

Um dos maiores problemas dos gestores de restaurante é encontrar a pessoa com perfil adequado para compor sua equipe de trabalho, preencher aquela função de maneira que o sistema possa integrá-lo harmoniosamente e dar continuidade ao atendimento das demandas.

Outro fenômeno comum e frequente no mercado de trabalho é a rotatividade de funcionários, que em determinado momento deixa o empresário na mão. No ramo de restaurantes gera um grande problema, principalmente se for um funcionário com maior tempo de casa, experiente e totalmente aculturado aos processos de trabalho, onde comumente é substituido por um novo, necessitando de treinamentos que levam tempo.

Independente do tipo ou porte dos restaurantes, dentre os mais simples ou mais sofisticados, nas diversas categorias como pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, pastelarias e outros, para que funcionem adequadamente é necessário uma variedade de funcionários com funções específicas ne trabalho, cito aqui de forma geral algumas funções básicas/paralelas que compõem o quadro de funcionários de um restaurante: Gerente e assistente(s), Chef/Cozinheiro/Chapeiro e assistentes, Garçons ou atendentes, Caixas e Entregadores.

Dicas de importantes de como contratar funcionários com perfis adequados para seu restaurante

Contratar a pessoa certa, esta é a grande sacada, como fazer isso? Você deverá definir estratégias antes de iniciar o processo de seleção, evitará problema futuros com desligamentos prematuros e eventual retrabalho com reposições indesejadas. Veja algumas dicas:

Propósitos

Definir junto ao(s) gerente(s) com propriedade e clareza, exatamente o perfil com os valores essenciais que os funcionários necessitam ter para trabalhar em seu restaurante.

Como anunciar a vaga

Comparilhar nos canais de divulgação que julgar mais eficiente como: mídias sociais, pessoalmente e outros. Descreva a cultura e a forma que seu restaurante trabalha, informar o cargo, salário, função, horário de atendimento, benefícios e outras informações relevantes, principalmente o local e data do processo seletivo (parte escrita) e entrevista com todos os detalhes de como acontecerá.

Roteiro de entrevistas

Cito aqui uma lista com 10 de questões objetivas de modo a investigar se o candidato comunga dos principais valores estabelecidos por sua empresa. Além destas, você poderá acrescentar ou substuir por outras que melhor se adaptam às características de seu negócio:

Entrevista emprego
1. O que você sabe sobre nosso restaurante?
2. Por que deseja trabalhar aqui?
3. Como soube desta vaga?
4. Por que deixou seu último emprego?
5. Qual o seu restaurante favorito?
6. O que não gostava no seu último emprego?
7. De que maneira deve-se atender um cliente?
8. Consegue trabalhar em ambientes extessantes?
9. Quais são seus pontos fortes e fracos?
10. Se for contratado, quais são suas expectativas neste trabalho?

Entrevista

Para uma escolha mais precisa e acertiva, é importante que a entrevista seja realizada por duas pessoas de confiança , dois gerentes ou um gerente e outro funcionário da área administrativa, no sentido de ter a opinião de mais de uma pessoa na hora de definir uma contratação. Durante a entrevista, seria fundamental que fossem anotados os aspectos mais relevantes dos candidatos e comentados nos intervalos, com certeza a empresa ganhará tempo na avaliação final.

Atitude do candidato

Atitude funcionário

Não deixe se levar somente pelo currículo ou maneira de se vestir do candidato, a atitude dele é primordial, deve-se observar fatores como a forma que se comunica, a objetividade, clareza e concisão em suas respostas, sentir sinceridade em suas explanações, se é educado e interessado nos questionamentos. Enfim, se ele terá condições de atender o perfil que tanto necessita.

Referências profissionais

Verifique com o entrevistado se ele pode comunicar a você três referências profissionais, esta informação é de caráter decisivo nos critérios da seleção final do processo de contratação, pois considere que o mesmo poderá ser seu futuro funcionário.

Avaliando você

Os candidatos também estarão avaliando você, portanto tome cuidado sobre a maneira que irá conduzir a entrevista, deve causar uma boa impressão, mostrar-se seguro, organizado e confiante sobre os questionamentos a serem feitos, vestir-se bem, iniciar no horário agendado e estar bem informado sobre o curriculo de cada um.

Diversidade

Diversidade cultural

A personalidade é um fator único compreendido em cada funcionário, são dotados de conhecimentos e habilidades diferenciadas, contribui positivamente no aspecto de produção, as experiências são compartilhadas, todos aprendem uns com os outros, fortalece a cultura da empresa, causa empatia, promove um ambiente saudável e cooperativo, por fim, incentiva o grupo a agir positivamente em busca de soluções para uma melhor qualidade.

Ter um quadro de funcionários integrados e satisfeitos é vantajoso para os proprietários de restaurantes, pois assim eles poderão trabalhar com maior segurança e confiança, reduzindo consideravelmente o fantasma da rotatividade, que hoje assombra e desgasta o processo produtivo de qualquer empresa. Portanto, aplicar adequadamente estratégias de como contratar os melhores funcionários para seu restaurante, evita retrabalho, gastos desenecessários e muita dor de cabeça.

Sobre o autor

Deoclides Araújo

Sou Diretor Comercial do Famintoo. Possuo especialização nas áreas de Gestão de Qualidade, Produtividade, Recursos Humanos e outras. Gosto de manter contato com as pessoas, seja pessoalmente ou pela internet.

O que achou? Deixe seu comentário...

Conheça o Famintoo, a maior plataforma de restaurantes do Brasil. São mais de 5 mil restaurantes em 60 cidades.

Tem um restaurante? Divulgue-o gratuitamente na internet. Milhares de pessoas acessam. Eles podem ser seus clientes.

Receba pedidos pela internet Você gasta tempo atendendo pedidos pelo telefone, Facebook ou WhatsApp? Então pronto!

Tenha um website. Esta é uma bela forma de conquistar novos clientes e agregar valor ao seu negócio.