Famintoo

Blog

Como abrir um restaurante de sucesso

Como abrir um restaurante de sucesso

Por Deoclides Araújo em 01/12/2017
Como abrir um restaurante de sucesso

O mercado da área de alimentação no segmento de bares e restaurantes é um dos ramos da economia brasileira que tem crescido fortemente, superando nos últimos anos a casa dos 60 milhões em faturamento.

A proposta de implantar um restaurante deve estar bem definida e detalhada, pois é fundamental que ao servir refeições, tenha-se em mente alguns fatores importantes como um ambiente agradável, qualidade dos produtos a serem utilizados e variedade dos pratos que serão ofertados.

Deve-se escolher o tipo de restaurante seria mais interessante e oportuno para o local e o momento; à La carte, self-service, delivery, fast-food, sistema de rodízio, comida típica ou outros.

Dependendo do ponto e praça de atuação do estabelecimento, verificar a necessidade de contratar uma pesquisa de análise de mercado deste segmento, dando a você elementos para avaliar e decidir sobre a viabilidade da implantação do restaurante.

Cito aqui algumas informações importantes que lhe ajudará a tomar esta decisão.

Formalizar a empresa

Prepare-se, verificando junto aos orgãos reguladores no município das burocracias necessárias para formalizar seu negócio, como exemplo os registros na Junta Comercial; Receita Federal – CNPJ; Prefeitura – alvará de funcionamento e ISSQN; Secretaria Estadual da Fazenda – Inscrição Estadual e outras providências. É necessário também fazer uma visita à Vigilância Sanitária, órgão regulador e fiscalizador de caráter multidisciplinar e controle sanitário de saúde pública.

Definir tamanho do negócio

Verificar inicialmente qual é o tamanho de seu bolso para definir o tamanho do seu negócio, se necessário, há a possibilidade de complementar suas finanças com empréstimos ou financiamentos, investimento de terceiros, prever seguramente se poderá arcar com o compromisso, principalmente se esta obrigação depender somente de seu negócio. Se preocupar também com o capital de giro, no caso de seu restaurante aceitar cartões de crédito e vales-refeição, pois o retorno financeiro demora em média 30 dias.

Localizar seu restaurante

Uma das primeiras coisas que deve fazer é definir a localização de seu restaurante, no ponto comercial é essencial que tenha um bom fluxo de pessoas, de peferência com poucos restaurantes concorrentes nas proximidades.

Definir público alvo

Com base na localização do estabelecimento, você deve realizar um estudo do local e região (bairro) e avaliar o comportamento das pessoas, como horário de maior fluxo (dia ou noite), se há circulação aos finais de semana, nível da clientela (classe social), enfim, definir o perfil do seu “público alvo”.

Analisar a concorrência

Analisar concorrência

Avaliar com cautela a concorrência nesta região, perceber o tipo de alimentação que é fornecida, como à la carte, self-service, fast-food, etc., a forma de atendimento e outros detalhes necessários. O importante é criar um diferencial em relação às ofertas de comida existentes com objetivo de atrair o público para consumir em seu restaurante.

Divulgar seu restaurante

O marketing é fundamental, ele ajudará a impulsionar seu negócio, atrair e fidelizar clientes. É necessário ter uma boa apresentação nas opções de cardápio, bom atendimento, aceitar cartões, realizar sorteios, e não esquecer de investir nas redes sociais, neste caso se houver delivery (entrega de pedidos em domicílio), não deixar escapar a possibilidade de contratar um sistema de entrega de pedidos online, para facilitar e agilizar seu processo de vendas.

Saber comprar

Selecionar criteriosamente os fornecedores e adquirir produtos de qualidade é essencial para manter um negócio ativo e lucrativo. Deve-se negociar com diferentes fornecedores de maneira que ofereçam melhores preços e condições, a fim de gastar o menos possivel. Outro fator importante é o controle da quantidade do que se compra com o que se utiliza, pois se houver muita sobra poderá gerar um grande prejuízo; se comprar menos do que se precisa, lhe obriga a fazer compras de última hora, e o cliente ficará insatisfeito. Com o tempo e experência tudo isso se tornará mais fácil, evitando até mesmo desperdícios.

Saber contratar

Saber contratar equipe

Para manter a boa reputação e sucesso de seu restaurante é preciso focar nas pessoas que irão trabalhar para você, um administrador deve reconher que não basta ter somente um bom cozinheiro, há um grupo de colaboradores que fazem parte de todo processo, porém toda equipe deve ser qualificada. Contratar as pessoas certas, com perfil adequado para as funções que necessita é fundamental. Um alimento bem preparado, saboroso, servido sem demora, preço adequado, um bom atendimento, tudo isso é percebido pelo cliente e proporcionado por seus funcionários. Faça-os entender que os clientes devem ser tratados com cuidado e carinho causando-lhes prazer e satisfação.

Definir preços

Tá aí um grande desafio, praticar preços que ofereçam vantagens a seus clientes. Antes disso é indicado observar os preços dos concorrentes locais e da região, que servem o mesmo tipo de prato. Não é aconselhável colocar preços muito baixos, pois quando houver necessidade de aumentá-los, o cliente poderá não aceitar.

Higiene e limpeza

Outra fator percebido de imediato pelo cliente ao chegar em seu restaurante é a higiene e limpeza. Deve-se manter diariamente organizadas e limpas as instalações, espaços e mobiliários como mesas, toalhas e demais objetos sobre a mesa, cortinas, piso, cozinha, uniforme dos funcionários, principalmente dos garçons que mantém contato direto com o cliente, entre outros. Caso o cliente perceba este descuido, com certeza não voltará mais.

É evidente que o mercado exige criatividade e diferencial, para abrir um restaurante deve-se estar bem informado dos riscos que irá correr diante da concorrência, bem como da aceitação de seus produtos pelo cliente; o gestor deve estar atento a tudo que acontece, tendências de mercado, compras, controles de estoque e financeiro, gestão de pessoas, oscilações no aumento ou queda no atendimento, qualidade no atendimento ao cliente e outros fatores essenciais. Tudo isso com o objetivo de fidelizar e conquistar novos clientes, fazer com que se sintam bem vindos, tornando-os cada vez mais importantes e valorizados, desta forma, dificilmente seu negócio não irá prosperar.

Sobre o autor

Deoclides Araújo

Sou Diretor Comercial do Famintoo. Possuo especialização nas áreas de Gestão de Qualidade, Produtividade, Recursos Humanos e outras. Gosto de manter contato com as pessoas, seja pessoalmente ou pela internet.

O que achou? Deixe seu comentário...

Conheça o Famintoo, a maior plataforma de restaurantes do Brasil. São mais de 5 mil restaurantes em 60 cidades.

Tem um restaurante? Divulgue-o gratuitamente na internet. Milhares de pessoas acessam. Eles podem ser seus clientes.

Receba pedidos pela internet Você gasta tempo atendendo pedidos pelo telefone, Facebook ou WhatsApp? Então pronto!

Tenha um website. Esta é uma bela forma de conquistar novos clientes e agregar valor ao seu negócio.