Famintoo

Blog

Abacaxi cresce em árvore?

Abacaxi cresce em árvore?

Por Eric Araújo em 29/07/2016
Abacaxi cresce em árvore?

Difícil quem não goste de abacaxi, fruta também conhecida como ananás. Se consumido em quantidades ideais, faz muito bem a saúde. É muito utilizado na cozinha brasileira, pelo seu sabor ácido. Rico em vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Disso todos sabem, mas será que sabem como ele cresce?

Quem pensou que abacaxi cresce em árvore ou debaixo da terra, se enganou. O abacaxi é plantado na terra, mas cresce como uma planta herbácea, dita como abacaxizeiro. Inicialmente surge uma folhagem e após 2 ou 3 anos o abacaxi começa a aparecer no topo da planta, como se fosse uma flor. Veja a imagem abaixo.

Plantação de abacaxi, abacaxizeiros

Como plantar abacaxi?

Plantar abacaxi

O abacaxi deve estar maduro (dourado) e com as folhas verdes. Verifique se ao puxar as folhas elas não se soltam com facilidade, se soltarem é porque está maduro de mais. Para plantar basta cortá-lo, um pouco abaixo da coroa (folhas) e enterrá-lo no solo de forma que as folhas fiquem para fora da terra. Veja a imagem ao lado.

Para que o abacaxi cresça, não deixe a temperatura inferior a 10 ºC ou superior a 40 ºC. Regue-o uma ou outra vez na semana, apenas para deixar a terra úmida. Há quem prefira remover a polpa da fruta e esperar alguns dias antes de plantá-lo.

FONTES: Revista Globo Rural, Dicas de Saúde e Globo Play.

Sobre o autor

Eric Araújo

Sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, especialista em Gerência de Projetos e Inteligência de Negócios. Já fiz centenas de cursos voltados para a área de administração e marketing. Gosto de escrever quando estou com tempo livre, é meio que um hobby.

Ver Facebook

Deixe um comentário