Famintoo

Blog

A importância da concorrência

A importância da concorrência

Por Eric Araújo em 05/06/2014
A importância da concorrência

A concorrência existe em todo ramo de atividade. Se você acha que não tem ou não terão concorrentes para fazer o que você faz, então possivelmente você está desatento ao mercado. A concorrência é um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio. A concorrência é saudável.

Estude os seus concorrentes. É comum o dono de uma padaria não saber o que seus concorrentes produzem. Na maioria das vezes ele só se preocupa com a concorrência no primeiro momento. Por exemplo, inicialmente o dono do negócio se preocupa em fazer várias pesquisas para verificar onde é melhor lugar para abrir sua padaria, ou seja, onde há menos concorrência. Depois de algum tempo que esta padaria está vendendo seus pães, ela não mais se preocupa com as outras padarias. Perder dinheiro ninguém quer, mas continuamente se preocupar em fazer estudos com o objetivo de melhorar seus produtos e serviços ninguém quer. Pense nisso.

Podemos aprender muito com nossos concorrentes. Como ele consegue vender tão barato? O que tem naquele produto que não tem no meu? Cada um tem o seu diferencial competitivo. Uns conseguem ganhar clientes com o preço baixo, outros criando promoções mirabolantes e por aí vai. Porém, lembre-se: hoje, a qualidade já não é mais considerada um diferencial, já que para um negócio se manter no mercado, é obrigado oferecer qualidade a seus clientes, a não ser que os consumidores estejam comprando mesmo assim por falta de concorrência.

Copiar "Na televisão, nada se cria, tudo se copia". Ok, esta frase já é manjada, mas no mundo dos negócios por que haveria de ser diferente? Se o produto do concorrente tem isto, porque no meu não pode ter também? Então, simples assim. Infelizmente, muitos levam isto ao lado pessoal e acham este ato uma tremenda falta de ética. Veja a Apple, sempre processa a Google por plágio e vice versa.

Lembre-se, a concorrência mantém a alta qualidade dos produtos. Ou seja, se não tiver concorrência, a padaria vai vender pão sem gosto mas a população vai comprar, pois não tem outra. Agora se tiver duas padarias, vende quem tiver o melhor pão.

Sobre o autor

Eric Araújo

Sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, especialista em Gerência de Projetos e Inteligência de Negócios. Já fiz centenas de cursos voltados para a área de administração e marketing. Gosto de escrever quando estou com tempo livre, é meio que um hobby.

Ver Facebook

Deixe um comentário