9 coisas que incomodam os clientes

Foto Giovana Casatte  Giovana Casatte 14/01/2019
9 coisas que incomodam os clientes

Da mesma forma que um bom atendimento pode ser um motivo para o cliente retornar ao seu estabelecimento, uma experiência ruim pode ser a razão para que ele nunca mais queira voltar! Pensando nisso identificamos 9 erros que frequentemente ocorrem e que deixam os clientes muito insatisfeitos.

1. Falta de transparência aos erros cometidos durante o atendimento

Em dias de muito movimento, vez ou outra, acaba acontecendo de um garçom anotar o pedido errado, por exemplo. Até aí é compreensível, o problema maior é se o garçom não se prontifica a resolver a situação ou ainda quer responsabilizar o cliente pelo erro, quando este na verdade deveria sempre ter razão.

2. Falta de treinamento dos funcionários

Funcionários mal informados não dá! Toda a equipe deve tratar os clientes de forma simpática e educada, além de ter conhecimento suficiente do cardápio, para poder sugerir um prato ou esclarecer alguma dúvida.

3. Demora no fechamento da conta

Ao solicitar a conta o cliente pretende pagar a mesma e ir embora. Demora para encerrar a conta ou fila no caixa são fatores que contribuem para que ele fique irritado. Uma sugestão é agilizar o controle dos pedidos usando sistema digital e também fornecer a opção de fechar a conta direto na mesa, levando a máquina de cartão até o cliente, proporcionando maior comodidade.

4. Demora para entrega do pedido

esperando restaurante

Não tem coisa mais irritante do que ver alguém na mesa ao lado, que chegou e pediu depois de você, receber o pedido enquanto você ainda está aguardando o seu. A organização dos pedidos e da execução dos pratos deve ser muito controlada, utilizando, por exemplo, o método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) os pedidos são atendidos em ordem e o atendimento se torna mais ágil.

5. Demora para iniciar o atendimento

Logo que o cliente se acomoda no estabelecimento é esperado que ele receba o cardápio e é ideal deixar um tempo para que ele olhe e escolha à vontade. Porém, demorar para voltar e anotar o pedido gera grande insatisfação, evite que isso ocorra!

6. Falta de higiene no local, mesa ou talheres

Se a rotatividade do seu estabelecimento é muito grande é necessário garantir que as mesas sejam limpas assim que um cliente desocupar, evitando que o próximo cliente precise se sentar em uma mesa suja enquanto aguarda atendimento.

7. Reposição de bebidas sem perguntar ao cliente

Não é um bom costume ver que o copo do cliente está vazio e sem questionar a ele, trazer outra bebida. É sim necessário estar atento para fazer a reposição, mas o cliente pode estar satisfeito e não desejar outra, por isso é preciso perguntar antes!

8. Som muito alto

Se no seu estabelecimento tem música ao vivo, ou até mesmo um som ambiente, certifique-se que a altura do som está confortável para não impedir ou dificultar a comunicação entre os clientes. Isso com certeza é estressante!

9. Dificuldade para estacionar no local

O seu negócio fica numa região da cidade de muito movimento? Se o estabelecimento não dispõe de estacionamento é interessante buscar parcerias com estacionamentos próximos, pois o fato de não conseguir parar o carro pode desestimular o cliente a querer ir ao seu restaurante.

Reparando erros

Agora que nós já pontuamos os principais defeitos de um restaurante/bar que incomodam os clientes, é necessário garantir que qualquer desses problemas que ocorra no seu estabelecimento seja solucionado, buscando a satisfação do cliente para que a qualidade do atendimento se torne sua marca registrada.

Foto Giovana Casatte

Giovana Casatte

Estudo Engenharia Eletrônica na UTFPR

Facebook

O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.