Famintoo

Blog

Evite agrotóxico nos alimentos do restaurante

Evite agrotóxico nos alimentos do restaurante

Por Náthaly Baraldi em 12/09/2018
Evite agrotóxico nos alimentos do restaurante

A modernização do campo e consequentemente a evolução dos produtos tem trazido á tona a discussão sobre o uso em excesso de agrotóxicos nos alimentos e seu impacto na vida da população. Numa era onde produtos orgânicos, livres de defensivos agrícolas, são os que estão na moda, pouco se fala sobre o uso indiscriminado de tais produtos e em como isso pode afetar a saúde do planeta e por consequência dos seus consumidores diretos. Mas você, gestor de restaurantes, pode evitar isso para seus clientes.

Recentemente, houve uma votação para a liberação do uso de mais agrotóxicos nas lavouras do Brasil, indo na contramão de países desenvolvidos como os da união europeia, que ja proíbem uso de dezenas de produtos que são legalizados aqui, o que afetará a qualidade na procedência de alimentos usados em estabelecimentos comerciais.

Saúde em primeiro lugar

Essa liberação pode acarretar na diminuição dos níveis de segurança para o uso de agrotóxicos, gerando danos imensuráveis para a saúde dos consumidores, tanto que órgãos importantes como o IBAMA, Fiocruz e o Instituto Nacional do Câncer (INCA),se posicionaram contra a liberação de novos tipos de defensivos, visando o bem estar da população.

E como podemos reduzir o risco a saúde dos nossos consumidores que dependem do uso desses produtos em restaurantes, bares e lanchonetes?

Reduza o risco a saúde dos consumidores

Mesmo com um nível de segurança sendo mantido, ainda há resíduos desses produtos químicos em alimentos que utilizamos na preparação de pratos, o que pode acarretar no desenvolvimento de doenças ou até mesmo reações alérgicas! Seguindo indicações especialistas, devemos lavar corretamente todos os produtos e alguns deles descascar, mesmo que se perca algumas vitaminas presentes na casca a alimentação sem riscos deve ser fundamental.

Produtos com menos agrotóxico

Procure também utilizar produtos de safra e nacionais, pois estes utilizam menos defensivos e hormônios. No Brasil, os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, são o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaya, então o cuidado com esses alimentos devem ser redobrado.

Em produtos de origem animal, a concentração de agrotóxicos se mostra maior no tecido gorduroso do animal, então durante seu preparo procure retirar a maior parte ou uma porção generosa do tecido para que não haja risco de contaminação.



Sobre o autor

Náthaly Baraldi

Jornalista

Ver Facebook



O que achou? Deixe seu comentário...

Conheça o Famintoo, a maior plataforma de restaurantes do Brasil. São mais de 5 mil restaurantes em 60 cidades.

Tem um restaurante? Divulgue-o gratuitamente na internet. Milhares de pessoas acessam. Eles podem ser seus clientes.

Receba pedidos pela internet Você gasta tempo atendendo pedidos pelo telefone, Facebook ou WhatsApp? Então pronto!

Tenha um website. Esta é uma bela forma de conquistar novos clientes e agregar valor ao seu negócio.