Faminto.com

Blog

Cachaça, aguardente ou pinga! Qual a diferença?

Cachaça, aguardente ou pinga! Qual a diferença?

Foto Deoclides Araújo  Deoclides Araújo     21/01/2019
Cachaça, aguardente ou pinga! Qual a diferença?

Muitos acham que cachaça, aguardente e pinga são a mesma coisa, mas não é bem assim!

O que difere essas bebidas é o nível de graduação alcoólica, definido na hora da destilação, mas o processo de fermentação é o mesmo.

Cachaça

A primeira condição para que seja denominada “Cachaça”, é que seja produzida no Brasil, porém é um produto exclusivamente brasileiro, hoje há cachaças muito boas e acessíveis aos mais apurados paladares. A cachaça é obtida da destilação do mosto fermentado do caldo da cana-de-açúcar, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a vinte graus Celsius. A lei permite adicionar açucares até 6 g por litro, expressos em sacarose. Fora desta especificação, por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50%, não pode ser comercializado como cachaça, mas sim como aguardente de cana.

A destilação pode ser feita por processos artesanais em alambiques de cobre ou inox. As cachaças brancas são armazenadas em tonéis de inox por 4 meses para descanso (não há envelhecimento). As amarelas, passam (nem todas) pelo processo de envelhecimento (recomendado por um período de 6 meses) em barris de madeira, como: carvalho, amburana, jatobá, ipê, bálsamo, jequitibá, amendoim, castanheira entre outros, trazendo cores, aromas e sabores distintos, agregando valor comercial ao destilado.

O engarrafamento é realizado de forma manual por alguns produtores ou empresas maiores por meio de processo mecanizado. No Brasil, ligada às tradições populares, a cachaça é batizada por diversos apelidos carinhosos: mé, branquinha, cajibrina, berdoega, marvada, danada, água-que-passarinho-não-bebe, bafo-de-tigre, e outros milhares.

Aguardente

A aguardente é uma bebida destilada de teor alcoólico elevado, com graduação alcoólica entre 38% e 54%, extraída da destilação do caldo da cana-de-açúcar, do bagaço de uvas, de cereais, do vinho, raízes, frutos e outros produtos vegetais doces. Não podemos chamar de cachaça destilados não providos da cana, como por exemplo, um destilado de caju é uma aguardente de caju, ao adicionarmos ervas e outras especiarias na cachaça, torna-se uma aguardente composta. Porém, toda cachaça é considerada como uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Pinga

A pinga é o nome vulgar da cachaça, sendo que a maior parte de sua produção ocorre em indústrias com base no caldo da cana fermentada, considerada como uma bebida menos nobre, possui sabor e aroma mais forte e de alto teor alcoólico.



Foto Deoclides Araújo

Deoclides Araújo

Sou Diretor Comercial do Famintoo. Possuo especialização nas áreas de Gestão de Qualidade, Produtividade, Recursos Humanos e outras. Gosto de manter contato com as pessoas, seja pessoalmente ou pela internet.



O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.

Restaurante no Google

Seja encontrado

Agrege valor com um website. Conquiste clientes com um cardápio online. Apareça no Google.